28/09/10
A águia que pensava que era uma galinha...
Era uma vez um homem que ao passar por uma floresta encontrou um filhote de águia. Levou-o para casa e pô-lo no pátio, juntamente com as suas galinhas. O filhote de águia rapidamente aprendeu a comer milho e a agir como uma galinha.
Certo dia, passou por ali, um homem que se intrigou com a presença do estranho pássaro ali no meio das galinhas. Curioso, indagou:
- Esse pássaro é uma águia?
- Sim, mas eu criei-a como uma galinha. Ela já não é mais uma águia. Transformou-se numa galinha como as outras, apesar de ter asas enormes.
- Não, replicou o homem, ela é e será sempre uma águia, porque tem o coração de águia.
- Não, não, insistiu o dono, ela transformou-se numa galinha e jamais voltará a agir como águia.
- Mas veja as asas dela, ela está preparada para voar até às alturas.
- Então, faça-lhe um teste, veja lá se ela voa…
O homem pegou na águia, ergueu-a bem alto e desafiou-a:
- Como águia que és, pertences ao céu e não à terra, abre as tuas asas e voa bem alto!
A águia manteve-se quieta no braço do homem, olhando para baixo, e num impulso saltou para a beira das galinhas que debicavam o milho.
O dono comentou:
- Eu disse-lhe, ela tornou-se numa simples galinha!
- Não, tornou o homem, ela é uma águia, e uma águia será sempre uma águia. Amanhã voltamos a experimentar.
No dia seguinte, o homem voltou e elevou a águia o mais que pôde e sussurrou-lhe:
- Tu és uma águia, voa!
Mas quando a águia viu lá em baixo as galinhas, logo se escapou para junto delas.
O dono voltou à carga:
- Eu já lhe disse, ela nunca voará.
- Vamos experimentar mais uma vez. Mas vamos afastá-la das galinhas.
Decidiram levá-la ao pico de um monte. De novo o homem, ergueu-a no ar e disse-lhe:
-Voa!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse uma nova vida… mas nem assim ela voou. O homem elevou-a ainda mais em direcção ao sol para que os seus olhos se enchessem de claridade e vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu as asas trémulas, mas potentes, grasnou um som rouco, e ergueu-se soberana no ar. Voou, voou cada vez mais alto, voou até confundir-se com o azul do céu.
Deus criou-nos à Sua imagem. Mas às vezes esquecemo-nos disso e comportamo-nos como galinhas. E muitos passam a achar que são mesmo galinhas. Mas fomos criados para ser águias, voar nas alturas, chegar cada vez mais perto de Deus e viver uma vida com propósitos. Os que confiam em Deus sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Deus transforma vidas derrotadas em vidas vitoriosas. Por isso, pára de insistir em agir como galinha. Abre as tuas asas e voa como águia. Não te contentes com grãos. Abre as tuas asas e voa graciosamente. Voa para mais perto de Deus!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lindo,palavras que muito me diz,também eu estou tentando deixar de ser galinha e aprender a voar.
ResponderEliminarBeijinhos
Todos nós temos fases na nossa vida de galinhas, ficamos fechados no nosso refúgio, onde muitas vezes acabamos por perder todas as esperanças de vida, e não voltamos a sair do refúgio.
ResponderEliminarEu já nem no refúgio estava, tive de voltar a nascer de novo, hoje como se de um criança se tratasse, hoje estou mais crescido, por ter conhecido pessoas como tu, e ter ganho outros amigos junto de ti, espero não voltar mais ao meu refugio e crescer muito mais do que cresci até aqui.
Mas não seria a própria religião que nos faz pensar que somos galinha?? Que nos faz repimir nossos intintos e quem realment somos??? Que nos faz ser mais um ao meio de tanto??? Que diz que temos que ser humildes??? Que diz que mesmo quando somos bons em algo, temos que fechar nossas asas e agir como uma galinha, pois a maoiria assim é?
ResponderEliminar