Porque Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos...

Porque Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos...
simplicidade

07/10/10

Ser Milho ou Pipoca?


As pipocas são deliciosas, sem dúvida. Então quando acompanham um filme daqueles que se gosta mesmo, são ainda mais deliciosas! Há quem goste com açúcar, com caramelo, com doce de morango ou chocolate, com sal ou simples.

Mas, já pensou que uma pipoca deliciosa antes de ser pipoca foi milho – sim, milho duro, amarelo e pequenino. Para se transformar em pipoca foi necessário passar por um momento difícil, uma verdadeira prova de fogo: o milho foi aquecido em óleo a uma temperatura elevadíssima e depois teve de rebentar.

Coloque-se no lugar do milho dentro da panela: ele não sabe o que lhe vai acontecer, nem imagina que muito rapidamente perderá a sua forma, a sua cor, a sua dureza, para se transformar numa pipoquinha leve, branca e maleável! É mesmo uma grande transformação… Dentro daquela casca dura, o milho jamais poderia imaginar.

Isso faz-me pensar que na vida passamos por muitas situações como esta. Somos grãos de milho que se transformam em pipocas. E tudo graças às provas, aos momentos difíceis que passamos na vida que nos obrigam a crescer e a mudar, a recomeçar um novo caminho, a procurar soluções, a adaptarmo-nos a outras realidades. As grandes transformações da vida só acontecem quando passamos pelo fogo. Pode ser a perda de alguém, ou de um trabalho, ou um amor, ou o medo do futuro, a ansiedade, a depressão, uma desilusão, uma doença - tantas situações que nos assustam e nos fazem entrar em pânico.

Se pudéssemos recusavamo-nos a passar por isso, mas são esses momentos duros na vida que nos obrigam a crescer e a transformarmo-nos em algo melhor. Muitas vezes somos como o milho duro, não queremos amolecer, não queremos ser flexíveis diante do “fogo” que a vida nos lança sem qualquer aviso prévio. Mas quem não passa por esses momentos jamais poderá crescer. Será milho duro a vida inteira. Há muitas pessoas assim: já reparou que quando faz pipocas há sempre alguns grãos de milho que ficam intactos? Eles estiveram no calor e no fogo como os outros, mas recusaram-se a transformar e a mudar. E no fim para nada servem e vão para o lixo.

Assim são as pessoas que diante das provas permanecem intactas: ficam fechadas em si mesmas, na sua arrogância, na sua presunção, no seu orgulho. Não sabem o que irão perder, o quão maravilhosa poderia ser a vida se simplesmente tentassem mudar. E até doce e colorida, com múltiplos sabores…

Vale a pena deixar-se transformar em pipoca!!!

(Texto adaptado com base numa ilustração da internet)

7 comentários:

  1. Este texto já era importante para mim, mas, hoje, ao partilhá-lo com um grupo de amigos muito especiais, percebi verdadeiramente que nunca se consegue ser pipoca sozinho... A presença de outras pipocas, que como eu às vezes são milho duro, outras vezes saltam pela panela fora, é muito importante. Acho que vamos juntos nesta caminhada e que tudo quanto já vivemos e partilhamos valeu a pena e ficará para sempre no meu coração. Cada um de vocês é muito especial para mim. E no meio das lágrimas, temos sempre de aprender a sorrir e ver que por muito más que as coisas estejam à nossa volta, é preciso ser firme, ir à luta e resistir a tudo o que vier. Nunca me deixem esquecer disto, ok? Um abraço para todos muito apertado.

    ResponderEliminar
  2. Hoje sou uma pipoca,uma grande pipoca mas sei que saltarei da panela e nesse salto levarei estes momentos que partilhamos de sorrisos e lágrimas, essas de alegria muita alegria pois deixaram dentro de mim pessoas muito especiais.
    Um abraço daqueles que só nós sabemos, beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, não é por acaso que as pipocas estão sempre dentro do saco, raramente vemos uma pipoca. Eu pela parte que me toca sou mais vezes milho duro, muitas vezes perco a força e fico milho muito duro, sem saber o que fazer, mas aprendi muito com as pipocas, as pipocas amigas, isso jamais vou esquecer, vão ficar sempre no meu coração, são pessoas únicas, e que me ensinaram muito, a si devo muito por me mostrar que posso sempre saltar para fora da panela, basta querer, que isso acontece. Obrigado a si por tudo o que fez por mim e por nós, e uma abraço muito apertado do fundo do coração.

    ResponderEliminar
  4. Minha Querira professora oferecer-lhe pipocas é pouco, por isso vou oferecer-lhe um desejo, um desejo que quero ver concretizado a "sua felicidade" sei que ja é mas quero que seja muito mais quero que seja uma pipoca leve e fofa com imensos recheios. A uma pessoa que nunca vou esquecer e vai continuar no cantinho do meu coração. Um beijo muito docinho

    ResponderEliminar
  5. A minha professora é uma pipoca
    e vai fazer de nós todos pipocas tambem.

    ResponderEliminar
  6. foi fixe!.... Sou milho agora vou ser pipoca!!

    ResponderEliminar
  7. Podia dizer muita coisa nas no fundo nao tenho palavras já foi um pouco de tudo milho, picoca depois outra vez milho e por ai.....
    Mas no fundo este ano mudou me muito nas o gostei muito de conhecer uma amiga como voce que luta e luta por aquilo que quer e um grande exemplo. Obrigado por tudo e um abraço amigo beijo.

    ResponderEliminar