31/10/10
Patos ou Águias?
No nosso dia-a-dia vamo-nos cruzando com diferentes pessoas que por um motivo ou outro vão deixando marcas nas nossas vidas. Uma boa maneira de avaliar o carácter das pessoas é ver como reagem diante das situações difíceis, diante dos problemas. Podemos distinguir dois tipos de pessoas: as pessoas-patos ou as pessoas-águias.
Quando um problema ou um conflito surge, os patos fazem: “qua, qua”, mergulham e afastam-se da situação, refugiam-se e desaparecem no matagal das desculpas esfarrapadas. Não gostam de dar a cara e concentram todas as suas poucas forças para esconder as próprias fraquezas com truques duvidosos e assim nada pode ser resolvido ou melhorado. Infelizmente este é o tipo de pessoas que mais encontramos por aí.
Raras são as “pessoas-águias”! Elas elevam-se no momento certo. Abrem as suas asas, levantam voo, encaram o problema com olhos bem abertos e inteligentes, procuram soluções e se necessário for arriscam para melhorar a sua vida. É claro que estas pessoas não são fáceis de dirigir ou de controlar, tal como as águias, mas são pessoas fortes que não têm medo de mostrar aquilo que são verdadeiramente. Não são pessoas que mudam de carácter conforme lhes dá mais jeito nem usam máscaras que escondem quem são. Apesar da solidão dos penhascos e da incompreensão dos outros, estas pessoas-águias são firmes e sabem valorizar com muita simplicidade o que a vida tem de melhor.
Que tipo de pessoa sou habitualmente: pato ou águia?
Aqui fica um dos meus poemas preferidos que ilustra bem a diferença entre patos e águias:
Porque, de Sophia de Mello Breyner Andersen
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lindas palavras e lindo poema.
ResponderEliminarEu sou águia e a teu lado quero voar abraçar o mundo sem medo de me machucar.
Posso,amiga os amigos juntos são muito poderosos.
Beijinhos
Eu sou uma pessoa-águia, mas isto não será assim fácil, tal como as águias vivem na solidão dos penhascos eu como pessoa-águia sou obrigado a viver nessa solidão. E o facto de sermos fortes de carácter, de procuramos soluções somos quase sempre incompreendidos, e muitas vezes injustiçados para não dizer sempre, infelizmente o mundo esta cheio de pessoas-pato que não pensam duas vezes para fazer o mal e fogem dos problemas como se nada fosse com eles. Enfim, o mundo é cruel para os justos. E nesta parte deste lindo poema diz quase tudo o que eu penso.
ResponderEliminar“Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não. “
Obrigada por tudo, beijinhos
o poema é bonito mas temo que sejamos todos
ResponderEliminaraguipatos.